Nenhuma empresa quer chegar ao ponto de ter que cobrar judicialmente um cliente, antes de tudo, a cobrança extrajudicial pode ser bastante efetiva e rápida. Dessa forma demanda tempo, gasto, muita burocracia e quebra o bom relacionamento comercial que possa existir. Por isso, antes de seguir para a cobrança judicial várias tentativas de negociações tendem a ser realizadas.
Cobrança de dívidas por telefone
No geral é feito por um setor da empresa especializado na área ou terceirizado especialista em cobrança extrajudicial. O telefonema deve ser gentil, paciente e explicativo. Assim a pessoa que ligar deve falar direto com quem assumiu a dívida, ou seja, não pode deixar recados sobre cobrança com terceiros, evitando constrangimento.
Durante a conversa, todos os dados do devedor devem ser disponibilizados sempre que solicitados, como origem da dívida, valores, multas aplicadas, juros, entre outros, para sanar todas as dúvidas e facilitar acordos.
Cobrança por e-mail
Assim como a cobrança por telefone, a cobrança extrajudicial por e-mail deve ser feita para tentar receber o valor devido antes de chegar ao meio judicial. No informativo enviado para o consumidor (cliente inadimplente), é necessário ter alguns dados pessoais, (CPF e nome completo/dados da pessoa jurídica (CNPJ e razão social) além de informações sobre a origem da dívida, número da nota/duplicata, juros, possíveis multas, prazo para pagamento, possibilidade de negociação e um telefone de contato.
No geral, nestes e-mails os clientes são avisados de que caso um acordo não seja fechado e a dívida não seja quitada, o cliente poderá ficar com restrição no nome. A negativação se dá ao colocar os dados do devedor no SPC, SERASA e Protesto. Neste e-mail também é possível colocar a possibilidade da dívida caminhar para uma cobrança judicial, caso um acordo amigável ou o pagamento não sejam feitos.
Para evitar processos de danos morais por cobrança indevida, no geral, ao enviar este e-mail é importante inserir um aviso de que caso a quitação do débito já tenha sido feita, o cliente deverá desconsiderar a cobrança recebida.
Cobrança por whatsapp
O aplicativo Whatsapp se tornou um forte meio de comunicação e pode ser usado a favor do trabalho de recuperação de crédito. Da mesma forma que a cobrança por telefone ou e-mail, a cobrança extrajudicial via Whatsapp visa chegar a um acordo com o devedor antes de partir para a cobrança judicial.
Atualmente o atendimento de chamadas tem estado em segundo plano e a maioria das pessoas prefere conversar por mensagem, portanto o Whatsapp tem sido uma ótima ferramenta de negociação. Assim como na cobrança por e-mail, a cobrança via Whatsapp deve conter as informações da dívida e as possibilidades de pagamento oferecidas pela empresa.
Na Devalor Cobranças são utilizadas todas essas ferramentas para realizar a recuperação de créditos. Com negociadores experientes e capacitados, sempre focados e flexibilizando as negociações, para obter mais resultados nas recuperações de créditos para nossos clientes.
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